A Mulher Cordelista: o universo feminino da literatura de cordel

Segunda-feira, dia 02 de dezembro, ministrei a oficina A mulher Cordelista: o universo feminino da literatura de cordel no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Campus Nilópolis, durante a XIX SEMATEC & XVII Encontro Escola e Comunidade. Foi uma experiência incrível! Falar sobre a inserção da mulher na literatura de cordel é extremamente importante para a promoção da igualdade social. A cultura popular pode parecer muito machista, mas ao longo dos anos as mulheres vêm buscando sua identidade dentro desse universo e reafirmando seu lugar dentro das manifestações culturais.


A oficina foi centrada nessa premissa e os participantes, a maioria alunos do IFRJ/Nilópolis,  puderam ler trechos de cordéis escritos por mulheres e discutiram os temas inseridos nos versos apresentados. Todos os participantes desconheciam a participação da mulher nesse contexto literário, o que foi interessante, pois pude apresentar-lhes diversas autoras que  há  muito tempo produzem, embora   não sejam  muito conhecidas fora do Nordeste.  Os alunos ficaram extremamente interessados e curiosos e  o resultado não poderia ter sido melhor.

Só tenho que agradecer a organização da XIX SEMATEC e aos participantes. Espero repetir essa experiência outra vez. Abaixo seguem algumas fotos da oficina.

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

Acervo: Sabrina Veloso

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *