Sobre o projeto

Literatura na corda é parte integrante do projeto de iniciação científica intitulado  A literatura de cordel  como patrimônio cultural: a produção fluminense no século XXI, desenvolvido no campus Nilópolis do  Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, e cujo  objetivo  é  analisar a literatura de cordel  como  patrimônio  material e imaterial.
 
Na primeira fase do projeto (2012-2013), buscamos analisar os   textos  de literatura de cordel  como patrimônio cultural e investigar a produção desse gênero no Rio de Janeiro. Algumas perguntas delimitaram  a nossa curiosidade sobre o tema: em  que a produção fluminense é semelhante  à nordestina?  Os temas são semelhantes? Os poetas que produzem  no  Rio de Janeiro são nordestinos  ou fluminenses? Como  é  feita a divulgação de sua obra? Por que a xilogravura é  a arte visual associada ao  cordel? Qual é  a expressão  musical  que se associa a esse gênero literário?  Ao encontrar as respostas,  percebemos  que seria necessário prosseguir com a pesquisa, dando-lhe um novo aspecto: a produção feminina.
 
Para a segunda fase, o  projeto ganhou novo título a fim de marcar nosso novo  foco de pesquisa: A literatura de cordel como patrimônio cultural: o tema da escrita de  mulheres e homens cordelistas.  Queremos entender,  principalmente, como as mulheres marcam espaço em  um território cultural tão masculino. Sobre o  que escrevem? Como é  a expressão dessas cordelistas?
 
Embora seja um projeto submetido  à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI), compreendemos  que o trabalho do  produtor cultural  é divulgar e promover ações de acesso à cultura. Ao  pensar na literatura de cordel,  percebemos  que era necessário pensar  na formação de público leitor para a literatura de cordel e isso  nos fez pensar também  em atividades de extensão, o  que resultou – até  o  momento –  em duas exposições, uma  oficina de monotipia e uma palestra. 
Para marcar a nova fase, migramos  o blog para um novo espaço, a fim de que  possamos oferecer muito mais informações aos nossos leitores. Divulgaremos cordelistas, artistas plásticos,  blogs e eventos  relacionados ao  tema de nossa pesquisa. Convidamos  nossos leitores a participarem  também  dessa grande pesquisa, ainda que por meio da leitura de  Literatura na Corda.  Sejam bem-vindos!